O Ziclague é um fitoterápico em spray para uso tópico, extraído da planta Alpinia zerumbet. O uso do óleo essencial da Alpinia zerumbet tem sido amplamente estudado pela sua ação relaxante e antiespasmódica na musculatura cardíaca e lisa. Mais recentemente, o Ziclague foi proposto como coadjuvante no tratamento da espasticidade. Ele atua bloqueando os receptores de rianodina muscular e os canais de cálcio do tipo L. Com isso, o excesso de cálcio é então retirado do músculo, possibilitando o processo adequado de contração-relaxamento, modulando a espasticidade.
As áreas corporais que são submetidas ao tratamento com o Ziclague são os grupos musculares comprometidos pela espasticidade, que devem ser avaliados através da Escala Modificada de Ashworth por um profissional de saúde. Esta avaliação permite identificar a área de maior comprometimento pelo aumento de tônus muscular e, consequentemente, os grupos musculares que devem receber uma atenção especial na hora da aplicação do fitoterápico.
O Ziclague eve ser aplicado na região do ventre do músculo espástico, sem friccionar a pele. Após a aplicação é preciso aguardar 15 minutos para o início da fisioterapia motora. Não pode ser usado em mucosas, na região do pescoço, face e olhos. Recomenda-se o uso de luvas para aplicar o medicamento e evitar o uso na região de outros medicamentos, como o fenol e a toxina botulínica.